Notícias Empresariais

METAVERSO - Contabilidade em tempos de Metaverso

Publicado em 19 de maio de 2022

Via de regra a contabilidade tem sido impactada pelas novas tecnologias. Seja com avanços em termos de agilidade de rotinas, seja nas oportunidades que surgem.

Temos visto isso nas polêmicas relacionadas às contabilidades on line de baixo custo (que nem sempre representam prestação de serviços de contabilidade) e as previsões sombrias recorrentes dos últimos 20 anos, de que a profissão de contabilista irá acabar.

Polêmicas à parte, vamos ao que realmente interessa. Como podemos nos inserir como profissionais nessas evoluções tecnológicas e continuarmos relevantes na sociedade?

Hoje vou falar um pouco sobre as oportunidades apresentadas pela evolução das blockchains. Mais conhecida pela revolução dos cripto ativos, sendo o Bitcoin seu carro chefe, os impactos dessa nova tecnologia vão muito além das aplicações em ativos digitais e registros contábeis públicos. 

Essa tecnologia tem influenciado a economia de pessoas e até mesmo de países como El Salvador, que adotou recentemente o Bitcoin como moeda de curso legal ao lado do Dólar. Não por acaso ontem 16 de maio, 44 países se reuniram em El Salvador para discutir a adoção do Bitcoin e seus impactos.

Recentemente estamos experimentando uma revolução na forma como as pessoas tem se relacionado. Cada vez mais inseridos no mundo digital, nossa vida vem transpondo o mundo físico e tem alcançado o mundo virtual. Tudo isso consequência da revolução digital iniciada no fim da década de 90 do século passado com a internet.

No dia a dia de algumas pessoas já estamos vivenciando uma grande revolução que são os metaversos. 

Falando de forma simples, esses metaversos estão se transformando em novas comunidades virtuais (mundos) onde pessoas estão transpondo suas vidas, gostos e costumes para esses ambientes.

Grandes empresas estão enxergando nisso oportunidades, gerando serviços/produtos que são consumidos diretamente nessa nova economia. 

Recentemente uma grande rede social mundial mudou sua marca mirando essa nova realidade virtual que se apresenta.

Gigantes do mundo da alimentação, vestuário e calçados também não estão perdendo tempo. Conforme artigo da BBC News, "a Bloomberg Intelligence calcula que a oportunidade de mercado para o metaverso pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) até 2024."*

E na contabilidade,   será que também podemos "monetizar" essa experiência? Existe espaço para a contabilidade no mundo virtual?

A resposta é sim para as duas questões. A contabilidade alcança o mundo virtual. Pode-se oferecer serviços a esse público novo. Eles estão abrindo negócios nessa nova realidade. E esses negócios precisam de assessoria contábil/fiscal. Tudo bem que muitos são avessos a essas questões, principalmente as fiscais. Mas esse mundo novo já é uma realidade e, ideologias a parte, não temos como fugir da replicação nesse mundo virtual das realidades do mundo físico. E nesse momento o profissional de contabilidade tem de estar pronto para assessorar esses potenciais clientes e por quê não, monetizar essa nova experiência.

Essas pessoas necessitam da contabilidade e suas ferramentas de ciências dos dados para gerenciar seus negócios. Precisam também de assessoria fiscal.

O mundo virtual não está imune à essas necessidades.

Fonte: Contábeis

Copyright 2022 - Todos os direitos reservados.